O Evento Internacional
on-line: Superdotação, Assincronia, Questões Socioemocionais,
Identificação e Atendimento ocorreu no dia 6 de Dezembro a partir das 19 horas.
A
Transmissão foi via ZOOM.
Informações
sobre os palestrantes:
Michelle
Muratori
Biografia da Doutora Michelle Muratori
A Doutora Michelle Muratori é
palestrante na Johns Hopkins School of Education, ocupou anteriormente os
cargos de Diretora Assistente de Suporte ao Estudante, Conselheira Educacional
do CTY Scholars e Conselheira Sênior no Johns Hopkins Center for Talented Youth
(CTY). Michelle obteve seu M.A. em Psicologia de Aconselhamento pela
Northwestern University e seu Ph.D. em Educação de Conselheiros pela University
of Iowa. Ela se apresentou em conferências nacionais em aconselhamento e
educação para superdotados por anos e é autora de vários livros pela American
Counseling Association. Seus interesses em educação para superdotados incluem o
ingresso precoce na faculdade, as necessidades sociais e emocionais de alunos
com altas habilidades e o desenvolvimento de talentos.
Título da palestra: Apoiando as necessidades sociais
e emocionais de alunos superdotados: é preciso uma aldeia (Title:
Supporting the Social and Emotional Needs of Gifted Learners: It Takes a
Village).
Resumo da palestra: Ao contrário do mito comum de que
alunos intelectualmente superdotados não precisam de suporte ou ajuda para
prosperar, a verdade é que esses jovens não são imunes a problemas de saúde
mental e preocupações socioemocionais. À medida que esses alunos navegam pelos
desafios internos e externos de crescer no mundo complexo e estressante de
hoje, eles precisam de apoio, compreensão e compaixão daqueles que habitam suas
vidas diárias. Como o conhecido provérbio “é preciso uma aldeia para criar uma
criança” sugere-se, aos responsáveis para apoiar o desenvolvimento de jovens
superdotados, como cuidadores, educadores e conselheiros, devem trabalhar
juntos para ajudar esses alunos a atingir seu potencial máximo
e colocá-los
no caminho para florescer e levar vidas satisfatórias e saudáveis. Esta
palestra destaca algumas das características sociais e emocionais distintivas e
desafios de alunos superdotados, bem como estratégias que podem ser usadas para
orientar e nutrir seu desenvolvimento.
Ketilin
Mayra Pedro
Biografia da Doutora Ketilin Mayra
Pedro
A Doutora Ketilin é Pedagoga, Mestra e
Doutora em Educação. Atualmente é docente do Departamento de Psicologia e do
Programa de Pós-Graduação em Educação Especial na Universidade Federal de São
Carlos. Desenvolve pesquisas científicas na área da Educação Especial,
Tecnologias Assistivas, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e
Altas Habilidades/Superdotação. Vice-líder do Grupo Internacional de Estudos e
Pesquisas em Altas Habilidades/Superdotação – GIEPAHS e do Observatório de
Redes de Apoio à Inclusão Escolar. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa; A
inclusão da pessoa com deficiência, TGD e superdotação e os contextos de
aprendizagem e desenvolvimento" (LaTeDIP).
Título da palestra: o fenômeno das altas
habilidades/superdotação: um olhar dos professores.
Resumo da palestra:
A formação de professores desempenha um
papel preponderante na aprendizagem equitativa. Assim, é fundamental que os
educadores estejam preparados para atender às necessidades de todos, incluindo
aqueles que apresentam Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). A presente
palestra contemplará um relato de pesquisa referente a percepção docente, sobre
as AH/SD, de professores da Educação Básica de uma cidade do interior do Estado
de São Paulo. Tais relatos foram coletados em um curso de extensão realizado
por meio de uma parceria da Universidade Federal de São Carlos com um município
do interior do Estado de São Paulo. As respostas dos professores destacaram a
complexidade da percepção docente sobre as AH/SD no contexto da Educação
Básica. A dificuldade em identificar corretamente os estudantes com AH/SD foi
um tema recorrente nas respostas, muitos professores relataram que a falta de
experiência com essas características pode dificultar o processo de
identificação.
Michelle
A. T. de Ataíde
Biografia
da professora Michelle A. de Ataide
A
professora Michelle possui graduação em Pedagogia, Mestrado em Docência para a
Educação Básica pela UNESP/Bauru, sob orientação da Prof. Dra. Eliana Marques
Zanata, e doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela mesma
instituição, sob orientação da Prof. Dra. Vera Lucia Messias Fialho Capellini e
coorientação da Prof. Dra. Cristianne Butto Zarzar da Universidad Pedagógica
Nacional (UPN), unidade de Ajusco/México. Atua como Professora de Sala de
Recurso Multifuncional e de Educação Infantil. Integra o grupo de pesquisa
“A inclusão da pessoa com deficiência, TGD/TEA ou Altas Habilidades ou Superdotação”,
cadastrado no CNPq. Membro do Projeto de Extensão “Identificação de
Estudantes com Habilidades Superiores e Aconselhamento de Pais e Equipe
Escolar” da UNESP/Bauru, Membro do Apoio Especializado para atender a
demanda de Acessibilidade e Inclusão dos Cursos de Enfermagem e Medicina, da
Faculdade de Medicina, Unesp/Câmpus de Botucatu. Pesquisa a formação de
professores para a identificação e enriquecimento curricular de estudantes
com Altas Habilidades ou Superdotação (AHSD). Faz parte da comissão de
organização da 7ª edição do Curso de Férias UNESP/Bauru.
Título
da palestra: Da
Identificação ao Enriquecimento Curricular: Uma Abordagem Interdisciplinar para
Estudantes com Altas Habilidades ou Superdotação.
Resumo
da palestra:
A
identificação e o atendimento das necessidades de estudantes com Altas
Habilidades ou Superdotação (AHSD) é uma demanda crescente na educação
inclusiva. No Brasil, políticas públicas como a Política Nacional de Educação
Especial reforçam a importância de identificar e apoiar esses alunos, cujas
habilidades frequentemente passam despercebidas em práticas tradicionais. O
Projeto de Extensão da UNESP, em Bauru, ativo desde 2012, emerge como uma
importante iniciativa nesse campo, oferecendo avaliação multiprofissional e
enriquecimento curricular para estudantes de 6 a 16 anos. A frente de avaliação
multiprofissional (Pedagogia e Psicologia) realiza o acolhimento das demandas e
o processo de avaliação. Com relação ao enriquecimento curricular, são
desenvolvidos programas a partir das informações produzidas pelas avaliações.
Outra atividade de enriquecimento curricular ofertada pelo projeto é o curso de
férias, que acontece a cada seis meses, permitindo à comunidade em geral
participar de experiências nas diferentes áreas do conhecimento, promovendo uma
conscientização ampla sobre a temática das AHSD.
Os benefícios para os inscritos foram os seguintes:
*
Sorteio de e-book sobre Superdotação;
*
Descontos em diversos livros sobre Superdotação, Criatividade e Dupla
Excepcionalidade publicados pela Juruá Editora.
* Link da gravação das palestras;
*
Certificados; entre outros.
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