Palestra da professora Angélica Silva Chico sobre
atendimento para alunos com altas 
 habilidades/superdotação
(AH/SD) e dupla excepcionalidade e sobre o plano educacional individualizado
(PEI).  Clique aqui para assistir!

 

 

O que é o
Plano Educacional Individualizado (PEI)?

O PEI
pode ser definido como uma ferramenta de orientação para o ensino, que atende
às necessidades individuais dos alunos com altas habilidades/superdotação,
autismo, TDAH e dupla excepcionalidade, entre outros casos (Costa e Schmidt,
2019).

 

Por que o
Plano Educacional Individualizado (PEI) é importante?

O PEI é
fundamental para conduzir a prática pedagógica dos professores em direção às
necessidades educacionais dos alunos público alvo da educação especial e
inclusiva: por exemplo: estudantes com altas habilidades/superdotação, autismo,
TDAH e dupla excepcionalidade. (Glat, Vianna e Redig, 2012).

 

Como é a
utilização do PEI no Brasil?

De acordo
com especialistas Costa (2016), Costa e Schmidt (2019), o uso do Plano
Educacional Individualizado no Brasil ainda se mostra uma prática limitada,
ocorrendo por meio de iniciativas escassas e também isoladas. O PEI pode
ressignificar o ensino e auxiliar os professores de forma bastante objetiva e
prática no contexto escolar (Tannús-Valadão et al, 2016).

 

Quem pode
contribuir com o PEI?

Conforme
Glat, Vianna e Redig (2012), Tannús-Valadão et al (2016), é importante observar
o PEI precisa ser realizado de forma colaborativa entre os professores. Neste
sentido, existe a necessidade do PEI ser desenvolvido colaborativamente com a
participação da escola, dos pais, do próprio aluno (sempre que possível), bem
como outros profissionais envolvidos na educação de estudantes, público alvo da
Educação Especial e Inclusiva, por exemplo: casos de altas habilidades/superdotação,
autismo, TDAH e dupla excepcionalidade (Costa e Schmidt, 2019).

 

Onde
buscar orientação sobre o PEI? 

No
Instituto da Criatividade & Superdotação (C&S), há uma equipe
multidisciplinar que explica e orienta profissionais e famílias sobre Plano Educacional
Individualizado (PEI). É preciso avaliar e identificar as habilidades e
dificuldades dos alunos com altas habilidades/superdotação, autismo, TDAH e
dupla excepcionalidade para atender adequadamente. Por isto, além de realizar a
avaliação,  a equipe do Instituto C&S contribui com atendimento
especializado para estes alunos que precisam se desenvolver de forma plena.

 

 

Referências

Costa, D.
S. (2016). Plano educacional individualizado: implicações no trabalho
colaborativo para inclusão de alunos com autismo. 2016. 103 f. Dissertação
(Mestrado em Educação) — Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.

 

Costa, D.
S.; Schmidt, C. (2019). Plano educacional individualizado para estudantes com
autismo: revisão conceitual. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 61, p.
102-128. https://doi.org/10.15210/caduc.v0i61.12616

 

Glat, R.;
Vianna, M. M.; Redig, A. G. (2012). Plano educacional individualizado: uma
estratégia a ser construída no processo de formação docente. Ciências Humanas e
Sociais em Revista, v. 34, n. 12, p. 79-100, 2012. http://dx.doi.org/10.4322/chsr.2014.005

 

Tannús-Valadão,
G.; Mendes, E. G.; D’affonseca, S. M.; Aragon, C. A.; Ripari,
R.  (2016). Avaliação e educação especial em São Carlos. Journal of
Research in Special Educational Needs, v. 16, n. s1, p. 269-274. https://doi.
org/10.1111/1471-3802.12148

 

 

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