Crianças superdotadas possuem habilidades excepcionais que estão acima da média em relação à sua idade ou nível escolar. (Winner, 2000).
Estas crianças podem ter conhecimento avançado, habilidades ou criatividade que as
diferenciam de seus pares e, normalmente, têm um QI significativamente maior do
que a média em uma ou mais áreas do conhecimento.
O que torna o cérebro da criança superdotada diferente? Nos últimos
anos, a neurociência revelou questões importantes sobre as diferenças
estruturais e funcionais nos cérebros de crianças e adultos superdotados.
(Assouline S.G., Foley, & Dockery, 2012).
Uma das diferenças mais marcantes encontradas por meio da tecnologia de
imagem é o aumento do volume e da conectividade no córtex pré-frontal, a área
do cérebro responsável por funções executivas, como atenção, planejamento,
tomada de decisão e memória de trabalho (Francis, Hawes, & Abbott, 2015).
Descobriu-se que crianças superdotadas têm maior ativação e eficiência no córtex pré-frontal, o que lhes permite, de modo geral, processar informações rapidamente, fazer conexões
e resolver problemas complexos. (Assouline S.G., Foley, & Dockery, 2012).
Referências
Assouline S.G., Foley Nicpon M., Dockery L. Predicting the academic
achievement of gifted students with autism spectrum disorder. J Autism Dev
Disord. 2012;42(9):1781-9.
Francis R., Hawes D.J., Abbott, M. Intellectual giftedness and
psychopathology in children and adolescents. Exceptional Children.
2015;82(3):279-302.
Winner, E. Giftedness: current theory and research. Amer Psych Soc.
2000;9(5):153-6.
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