É importante entender que crianças superdotadas ou com dupla
excepcionalidade têm necessidades peculiares de acordo com suas características
cognitivas, sociais e emocionais.


 

De modo geral, estas crianças buscam por
desafios na escola, gostam de atividades complexas e que têm sede de
conhecimento para aprender sobre suas áreas de interesse.

 

Estas crianças se sentem frustradas quando se
deparam com um ensino que repete o que já aprenderam.

 


Por este motivo, é necessário haver
criatividade nas práticas educacionais voltadas para crianças superdotadas ou
com dupla excepcionalidade.

 


Atividades criativas podem ajudar estas
crianças a terem vontade de aprender e a gostar mais da escola. 

 



Mas, como desenvolver a criatividade?

 

1- Possibilite o acesso a novas culturas;

 

2- Visite diferentes locais que promovam um
trabalho com inovação;

 

3- Promova a autonomia e independência na
aprendizagem;

 

4- Utilize diferentes materiais e recursos
durante o ensino;

 

5- Crie espaços maker onde é possível inventar
diferentes coisas e objetos relacionados ao conteúdo;

 

6- Pratique o brainstorming e instigue a
fluência e diversas possibilidades de respostas para diversos assuntos;

 

7- Proporcione a flexibilidade e tolerância aos
erros para que o pensamento divergente possa fluir durante a aprendizagem.
(Piske, 2021). 

 


 

O desenvolvimento da criatividade em sala de
aula pode criar um ambiente onde todas as pessoas envolvidas no processo de
ensino-aprendizagem se sintam mais felizes e mais satisfeitas. 

 

 

 

 



 

 

Saiba mais! Leia livros!

 

Saiba mais! Assista palestras sobre Superdotação!



Palestra do Doutor Renzulli sobre Superdotação


Palestra da doutora Denise Fleith sobre Superdotação 




Palestra do professor Otto Schmidt sobre Criatividade


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