Evento
Internacional on-line: Superdotação, Assincronia, Questões
Socioemocionais, Identificação e Atendimento.

 

Data e horário: 06 de Dezembro a
partir das 19 horas.

 

Transmissão
via ZOOM. 

 

Aproveite
e faça sua inscrição hoje!

 

A partir do dia 14/11/2024,
o valor é de 39,90 reais para estudantes e 49,40 reais para profissionais em
geral. 

 

A partir do dia 16/11/2024, o
valor é de 49,90 reais para estudantes e 59,90 reais para profissionais em
geral. Associados a alguma Instituição/Associação sobre Superdotação ou
Criatividade tem descontos de 10% e famílias de superdotados têm descontos
também de 10%. 

 

Pagamento será realizado pelo chave
PIX: e-mail: [email protected]. Enviar o nome completo, nome da
Instituição e local de trabalho para o whatsapp: 41 991352156

 

Para maiores informações, entre em
contato pelo whatsapp: 41 991352156. É sempre um prazer atender a todos
com atenção e amor! Deus abençoe a todos!

 

Sobre os certificados e link da
gravação das palestras, solicitar 2 semanas após ter acontecido o Evento Internacional
on-line. Para solicitar, envie mensagem pelo e-mail: [email protected]

 

QR CODE do Evento Internacional
on-line: Superdotação, Assincronia, Questões Socioemocionais, Identificação e
Atendimento. 


 

Informações
sobre os palestrantes: 

 

Michelle
Muratori


Biografia da Doutora Michelle Muratori

A Doutora Michelle Muratori é
palestrante na Johns Hopkins School of Education, ocupou anteriormente os
cargos de Diretora Assistente de Suporte ao Estudante, Conselheira Educacional
do CTY Scholars e Conselheira Sênior no Johns Hopkins Center for Talented Youth
(CTY). Michelle obteve seu M.A. em Psicologia de Aconselhamento pela
Northwestern University e seu Ph.D. em Educação de Conselheiros pela University
of Iowa. Ela se apresentou em conferências nacionais em aconselhamento e
educação para superdotados por anos e é autora de vários livros pela American
Counseling Association. Seus interesses em educação para superdotados incluem o
ingresso precoce na faculdade, as necessidades sociais e emocionais de alunos
com altas habilidades e o desenvolvimento de talentos.

 

Título da palestra: Apoiando as
necessidades sociais e emocionais de alunos superdotados: é preciso uma
aldeia  (Title: Supporting the Social and Emotional Needs of Gifted
Learners: It Takes a Village).

 

Resumo da palestra: Ao contrário do mito
comum de que alunos intelectualmente superdotados não precisam de suporte ou
ajuda para prosperar, a verdade é que esses jovens não são imunes a problemas
de saúde mental e preocupações socioemocionais. À medida que esses alunos
navegam pelos desafios internos e externos de crescer no mundo complexo e
estressante de hoje, eles precisam de apoio, compreensão e compaixão daqueles
que habitam suas vidas diárias. Como o conhecido provérbio “é preciso uma
aldeia para criar uma criança” sugere-se, aos responsáveis 
​​para apoiar o
desenvolvimento de jovens superdotados, como cuidadores, educadores e
conselheiros, devem trabalhar juntos para ajudar esses alunos a atingir seu
potencial máximo e colocá-los no caminho para florescer e levar vidas
satisfatórias e saudáveis. Esta palestra destaca algumas das características
sociais e emocionais distintivas e desafios de alunos superdotados, bem como
estratégias que podem ser usadas para orientar e nutrir seu desenvolvimento.

 

 

Ketilin
Mayra Pedro

 

Biografia da Doutora Ketilin Mayra
Pedro

A Doutora Ketilin é Pedagoga, Mestra e
Doutora em Educação. Atualmente é docente do Departamento de Psicologia e do
Programa de Pós-Graduação em Educação Especial na Universidade Federal de São
Carlos. Desenvolve pesquisas científicas na área da Educação Especial,
Tecnologias Assistivas, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e
Altas Habilidades/Superdotação. Vice-líder do Grupo Internacional de Estudos e
Pesquisas em Altas Habilidades/Superdotação – GIEPAHS e do Observatório de
Redes de Apoio à Inclusão Escolar. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa; A inclusão da pessoa com deficiência, TGD e superdotação e os
contextos de aprendizagem e desenvolvimento" (LaTeDIP).

 

Título da palestra: o fenômeno das
altas habilidades/superdotação: um olhar dos professores.

 

Resumo da palestra:

A formação de professores desempenha um
papel preponderante na aprendizagem equitativa. Assim, é fundamental que os
educadores estejam preparados para atender às necessidades de todos, incluindo
aqueles que apresentam Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). A presente
palestra contemplará um relato de pesquisa referente a percepção docente, sobre
as AH/SD, de professores da Educação Básica de uma cidade do interior do Estado
de São Paulo. Tais relatos foram coletados em um curso de extensão realizado
por meio de uma parceria da Universidade Federal de São Carlos com um município
do interior do Estado de São Paulo. As respostas dos professores destacaram a
complexidade da percepção docente sobre as AH/SD no contexto da Educação
Básica. A dificuldade em identificar corretamente os estudantes com AH/SD foi
um tema recorrente nas respostas, muitos professores relataram que a falta de
experiência com essas características pode dificultar o processo de
identificação.

 


Michelle
A. T. de Ataide

 

 

Biografia
da professora Michelle A. de Ataide

A
professora Michelle possui graduação em Pedagogia, Mestrado em Docência para a
Educação Básica pela UNESP/Bauru, sob orientação da Prof. Dra. Eliana Marques
Zanata, e doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela mesma
instituição, sob orientação da Prof. Dra. Vera Lucia Messias Fialho Capellini e
coorientação da Prof. Dra. Cristianne Butto Zarzar da Universidad Pedagógica Nacional
(UPN), unidade de Ajusco/México. Atua como Professora de Sala de Recurso
Multifuncional e de Educação Infantil. Integra o grupo de pesquisa “A
inclusão da pessoa com deficiência, TGD/TEA ou Altas Habilidades ou
Superdotação”, cadastrado no CNPq. Membro do Projeto de Extensão
“Identificação de Estudantes com Habilidades Superiores e Aconselhamento
de Pais e Equipe Escolar” da UNESP/Bauru, Membro do Apoio Especializado
para atender a demanda de Acessibilidade e Inclusão dos Cursos de Enfermagem e
Medicina, da Faculdade de Medicina, Unesp/Câmpus de Botucatu. Pesquisa  a
formação de professores para a identificação e enriquecimento curricular
de estudantes com Altas Habilidades ou Superdotação (AHSD). Faz parte da
comissão de  organização da 7ª edição do Curso de Férias UNESP/Bauru.

  

Título
da palestra:
 Da Identificação ao Enriquecimento Curricular: Uma
Abordagem Interdisciplinar para Estudantes com Altas Habilidades ou
Superdotação.

 

Resumo
da palestra:

A
identificação e o atendimento das necessidades de estudantes com Altas
Habilidades ou Superdotação (AHSD) é uma demanda crescente na educação
inclusiva. No Brasil, políticas públicas como a Política Nacional de Educação
Especial reforçam a importância de identificar e apoiar esses alunos, cujas
habilidades frequentemente passam despercebidas em práticas tradicionais. O
Projeto de Extensão da UNESP, em Bauru, ativo desde 2012, emerge como uma
importante iniciativa nesse campo, oferecendo avaliação multiprofissional e
enriquecimento curricular para estudantes de 6 a 16 anos. A frente de avaliação
multiprofissional (Pedagogia e Psicologia) realiza o acolhimento das demandas e
o processo de avaliação. Com relação ao enriquecimento curricular, são
desenvolvidos programas a partir das informações produzidas pelas avaliações.
Outra atividade de enriquecimento curricular ofertada pelo projeto é o curso de
férias, que acontece a cada seis meses, permitindo à comunidade em geral
participar de experiências nas diferentes áreas do conhecimento, promovendo uma
conscientização  ampla sobre a temática das AHSD.


 

Benefícios para os inscritos 

*
Sorteio de e-book sobre Superdotação;

*
Descontos em diversos livros sobre Superdotação, Criatividade e  Dupla
Excepcionalidade publicados pela Juruá Editora.

 * Link da gravação das palestras;

*
Certificados; entre outros.




  

Leia
livros! Saiba mais sobre Altas Habilidades/Superdotação, Dupla Excepcionalidade
e Criatividade. 



QR
CODE para ver e adquirir os livros (é possível folhear páginas). 

 

 





 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?